menu x
menu x

“Preparar, Fogo, Apontar!”

  • 9 de maio de 2019

“Preparar, Fogo, Apontar!”

 

Não, você não leu errado, e tão pouco eu escrevi invertido. E essa frase eu li pela 1ª vez em 2015 em um artigo do Mark Ford, sem ter ideia de quão atual e importante é o conceito que ela trazia – AGILIDADE.

 

Já parou para pensar em como as soluções chegam até você? Imagine: o empreendedor se atenta a uma nova necessidade, projeta uma solução, planeja seu produto / serviço, coloca o plano em execução, faz alguns testes e finalmente oferece sua obra final ao mercado. Um plano minucioso e uma execução de excelência, com o intuito de chegar a um produto ideal.

 

Bonito, né? O Clássico continua sendo clássico, bonito e…. eventualmente inadequado.

 

Porque em um mundo em que em 1 só segundo se tem 6.000 tweets, ou 55.000 posts de Facebook, ou ainda 740.000 mensagens no WhtasApp, os indivíduos passam a ser ouvidos cada vez mais e com mais frequência, gerando novas ideias e novas demandas a todo momento. E nessa ocasião, aquele plano detalhado com execução cuidadosa deixa de servir seu propósito inicial, uma vez que quando ofertado o produto final a demanda já é outra. Nesse meio tempo, alguém com uma ideia similar, e executando apenas as partes críticas do projeto, ganha o cliente – que por sua vez já está com novas ideias, demandando uma nova solução para um novo problema.

 

Enxerga a dinâmica?

 

Produtos e serviços hoje seguem em modo Beta constantemente, ou seja, são disponibilizados como protótipos e muitas vezes substituídos antes mesmo de serem aperfeiçoados.

 

“O conceito de agilidade se aplica a pessoas, não a empresas”

 

Agora, mudando de Pessoa Jurídica para Pessoa Física: como isso tudo se aplica a VOCÊ?

 

Já se pegou adiando fazer aquela prova porque achava que não havia estudado o suficiente? Ou evitando gravar vídeos para a sua marca porque não treinou o bastante, a luz não está adequada ou porque está chovendo e você gostaria que estivesse sol? Ou talvez não tenha exposto ao chefe aquele trabalho que já concluiu, mas a apresentação ainda pode ser melhorada?

 

A perfeição não é um fim, e sim um guia. Ela pode (e deve) ser almejada, e tem de ser usada de maneira estratégica a seu favor. Se mal-usada, ela será um entrave.

 

“A perfeição não é um fim, e sim um guia”

 

AGILIDADE não é sobre executar mais rapidamente, mas sim sobre saber priorizar. Em outras palavras, é sobre escolher o que NÃO será realizado, a partir da clareza sobre o que é primordial para atingir o objetivo.

 

  • Aos perfeccionistas de plantão: Feito é Melhor que Perfeito! Não deixe sua Excelência impedir sua Evolução!

 

  • Aos Executores de plantão: Feito de qualquer jeito não resolve o problema! Não use o conceito acima como muleta para NÃO atingir o objetivo. Use seu talento para identificar as necessidades mais críticas, e seja, não apenas rápido, mas principalmente ágil!

 

Independente de qual for seu perfil: esteja consciente do que funciona melhor com você, e seja sua melhor versão!

  • 9 de maio de 2019

Divertir-se Faz Parte da Jornada

Divertir-se Faz Parte da Jornada   "Em caso de despressurização, máscaras cairão automaticamente. Coloque-as sobre o seu nariz .. e…
CONTINUE READING

“Mas e se eu falhar?!”

"Mas e se eu falhar?!"   E se você viver sem tentar?   Essa é a pergunta certa a se…
CONTINUE READING