menu x
menu x

5 Práticas para Impulsionar seu Sucesso

  • 15 de novembro de 2019

Existem hábitos que lhe impulsionam, e hábitos que fazem você tropeçar em relação ao que está buscando.

E para falar sobre práticas de sucesso é importante que você tenha minimamente uma clareza do que seja sucesso para você. Acima de tudo, o que está buscando e quais são seus objetivos (pode ser de curto, médio ou longo prazo).

Este tema é vasto, e merece um texto dedicado a respeito. Este artigo, no entanto, irá focar nas Práticas que Impulsionam seu Sucesso!

Sendo assim, sem mais delongas, aqui estão 5 hábitos que certamente vão acelerar sua jornada rumo à conquista:

1. Prática Matinal

O que você faz quando acorda? Vê mensagens no WhatsApp? Verifica quem curtiu suas últimas publicações no Facebook ou Instagram? Confere os novos posts nas redes sociais? Lê emails? Seja lá qual for seu hábito, ele com certeza influencia seu dia – positivamente ou negativamente.

Para compreender a dinâmica, basta perceber como você se sente quando conquista uma vitória, recebe uma boa notícia ou finaliza uma tarefa importante. A sensação é boa, não é? E seja lá o que você for fazer na sequência, este sentimento impulsiona você, traz mais energia, lhe deixa mais positivo(a). Estes são exemplos de estados que colaboram para sua próxima conquista, ou seja, aumentam a probabilidade de sucesso.

Da mesma forma, basta definir quais são as pequenas vitórias que vão começar alavancando seu dia. Pode ser algo simples (como arrumar a cama,) ou algo que exija mais dedicação (como ir à academia).

Minha Prática Matinal, por exemplo, inclui: meditar, tomar água, cuidar dos afazeres de Coach, estudar, tomar café da manhã, escutar notícias (gosto do YouTube para isso) e ir trabalhar ouvindo um Podcast no caminho sobre cultura, empreendimento, autoconhecimento, economia, política, entre outros – tenho várias sugestões de podcasts! (Entre em contato se quiser sugestões!).

Eu sei, parece bastante coisa – e é! Eu reservo 2h30 para fazer o que tenho que fazer antes de sair de casa.

Esta é a rotina que escolhi estabelecer, e não foi da noite para o dia. Ela foi sendo melhorada e lapidada ao longo do tempo.

Tão pouco estou dizendo que a sua rotina precisa conter isso tudo, a intensão é dar exemplos e inspirar com algumas ideias para você rever sua Prática Matinal.

Afinal, práticas ruins leva a uma vida ruim.
Práticas excepcionais, vida excepcional!
Não tem milagre.

Qual prática, ainda que bem simples, vai lhe ajudar a começar bem o dia? Comece pequeno, sinta a diferença e vá complementando conforme necessidade.

Seja você o responsável por buscar o que mais lhe convém!

como ser feliz no trabalho mesmo não gostando do que faz

2. Prática de Realização

Quando você começa seu dia profissional, quais são seus primeiros passos? Ler todos os emails? Ver notícias mais recentes? Dar-se um momento de folga inicial para depois começar com tudo? Cuidado para não desperdiçar os valiosos primeiros 30, 60, 90 minutos do seu dia!

Quando você não ativa a consciência sobre a própria rotina, o melhor do seu tempo útil pode acabar sendo desperdiçado com atividades que só te deixam ocupado(a) ao invés de produzir.

Ao longo do dia, permita-se a prática de exaustão e pausa. A técnica Pomodoro é um exemplo disto, onde você produz por 25 minutos, e se concede um intervalo de 5 minutos. Estas medidas de tempo, inclusive, podem ser adaptadas (50 minutos de produção x 10 de pausa, por exemplo). Ajuste a forma que melhor funcionar para você.

Não sei quais são seus talentos (certamente existem vários! Mesmo que não saiba quais), mas tenho certeza que guardá-los para si não é o propósito de os ter. Quanto maior a consciência e prática sobre eles, maior o desenvolvimento e maior as realizações! Então organize-se para colocá-los em prática, e deixar seu dia mais produtivo.

3. Prática da Alimentação

Não ache que é normal bater aquele sono depois do almoço. Não é!

É uma consequência do que você come, e de quanto você come. Naturalmente o corpo aloca mais energia na digestão se o almoço tiver sido em quantidade exagerada ou em alimentos que exigem maior intensidade do organismo para metabolizar.

Esta energia muito provavelmente vai fazer falta na hora de fazer uma reunião à tarde ou para se concentrar numa tarefa.

Faça o teste! Comidas naturais (não industrializadas) em quantidades suficientes (sem exageros) é um bom começo.

Vale ressaltar que este não é um texto sobre nutrição, são apenas princípios que funcionam bem na grande maioria dos casos. Consulte um especialista caso queira se aprofundar no tema.

4. Prática do Desafio

Muitas vezes bate um desânimo frente aos desafios que enfrentamos. A verdade é que se fosse fácil, já estaria feito!

Neste momento é importante você diferenciar se está enfrentando um problema ou um desafio.

E como saber qual a diferença?

Problema é algo que vai contra o que você busca. Não é o insucesso em si, mas algo que quebra algum dos seus valores, ou guia você para uma direção completamente oposta à qual você está buscando. Superar o problema vai consumir seu tempo ao invés de lhe fortalecer para continuar a jornada.

Ao se deparar com essa situação, pergunte-se se é algo que você precisa enfrentar ou desviar. A superação deste obstáculo é fundamental para se chegar ao destino final, ou faz mais sentido desviar a direção e reservar energia para a caminhada?

Já o desafio, no entanto, é um obstáculo. Você sabe onde quer chegar, optou por tomar uma direção e encontrou uma obstrução. Algo não previsto, mas que quando superado você volta à rota da sua jornada. Era apenas uma lombada ou um muro no meio do caminho.

Superar o desafio lhe trará competências e habilidades que serão úteis para restante da caminhada, e ajudarão a enfrentar os próximos empecilhos – que serão mais difíceis.

Afinal, para os jogadores de plantão, o vídeo game vem ensinando há muito tempo que vencer o chefão da próxima fase é sempre mais difícil que na fase anterior.

sessão de descoberta
Agenda Agora Sua Sessão Gratuita!

5. Prática de Fechamento do Dia

Este é um momento muito importante porque influencia não só seu final de dia, mas também o início do dia seguinte. E, como visto anteriormente, iniciar bem o dia é condição fundamental para buscar sua conquista – afinal: práticas excepcionais, vida excepcional!

Para isso vale usar o finalzinho do seu dia para alavancar o dia seguinte com as sugestões a seguir:

Defina a hora de se desligar do mundo

isto mesmo, do mundo! Defina em que momento você vai parar de ver redes sociais, ler emails ou ficar no WhatsApp. Este é o momento em que você se volta inteiramente a si mesmo, ao seu lar e à sua família. É uma conexão que ajuda você a se energizar para o dia seguinte, e a ter um sono de melhor qualidade.

Prepare seu dia seguinte

Caso você já não tenha feito isto ao longo do dia, aproveite o final do dia para definir 2 a 5 obrigações que serão cumpridas no dia seguinte. Isto vai dar foco, direcionamento e evitar que você desperdice o tempo do dia seguinte tentando entender o que deve ser feito. Assim você aproveita seu estado de máxima energia (ao acordar depois de uma boa noite de sono) para concentrar esforços nas atividades que você sabe que irão levar você ao próximo nível.

Reflexões Diárias

todos os dias temos a oportunidade de fazer, conquistar e aprender, e sem uma ponderação consciente e ativa, pode ser que os aprendizados se percam e os erros se repitam. Para ajudar com esta etapa, é fundamental que duas perguntas sejam respondidas:

Eu fiz tudo que me propus a fazer hoje?

Se eu vivesse este dia novamente, o que eu faria diferente? (Perceba que o foco está em você! Não vale mudar algo nos outros ou no ambiente)

Com isso você garante o aprendizado do dia, e se mune de conhecimentos e experiências que serão úteis para as próximas ocasiões.

Seja grato

Este tema demandaria um post inteiro a respeito – e tem! (Leia aqui para se aprofundar).

Ao final do seu dia, recordar e reviver os melhores momentos (os momentos não precisam ser grandes , basta serem bons!) é uma ferramenta muito poderosa para desacelerar e colocar você num estado favorável para manter a consistência na jornada ao longo dos dias, semanas, meses, anos.

Afinal, de que adianta conquistar o que você sempre buscou se não houver paz de espírito e felicidade no caminho? Relembrar as melhores ocasiões vai certamente contribuir para isso.

Se tudo isso pareceu grande demais para inserir no seu dia a dia – não se desespere!

Não é um processo binário (faço tudo x não faço nada), e sim um desenvolvimento gradual.

Comece simples e pequeno, entenda os benefícios da prática, e avance para o próximo passo.

Quer uma sugestão por onde começar? Prática matinal.

Quer uma sugestão de próximo passo? Prática de Fechamento de Dia.

E não se engane dizendo que não tem tempo para isso, que a vida já está corrida demais. Você já tem uma rotina matinal e uma rotina ao final do dia! Avalie se ela está lhe ajudando ou atrapalhando, e substitua as práticas ruins por práticas excepcionais.

Esses hábitos ajudarão muito a você ser sua melhor versão e escrever sua melhor história!

Existe uma metodologia fundamentada em neurociência que traz para você conhecimento sobre si mesmo(a) (quem você é e como você funciona), desenvolvendo estratégias individualizadas e alinhadas com sua essência, além de poderosas técnicas para manter a consistência ao longo do caminho – porque não basta fazer o que é certo, é preciso fazer pelo tempo necessário para garantir a conquista!

Quer saber mais sobre como posso lhe ajudar a ir mais longe e avançar mais rapidamente? Clique aqui e garanta um encontro comigo, gratuito e sem compromisso, onde vamos desvendar juntos seu próximo sucesso e como realizar esta jornada!

Grande abraço,
Cesar Castaldi

  • 15 de novembro de 2019

Divertir-se Faz Parte da Jornada

Divertir-se Faz Parte da Jornada   "Em caso de despressurização, máscaras cairão automaticamente. Coloque-as sobre o seu nariz .. e…
CONTINUE READING

“Mas e se eu falhar?!”

"Mas e se eu falhar?!"   E se você viver sem tentar?   Essa é a pergunta certa a se…
CONTINUE READING